terça-feira, 23 de agosto de 2011
O PARAÍSO...
Nós e nossos atendidos somos presenteados todos os dias com esse visual espetacular,
um presente de Deus!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tripé do CEV
- Método Montessori de Ensino
Nos utilizamos do Método Montessori, método este criado pela educadora italiana Drª Maria Montessori, o qual é um sistema totalmente abrangente no quesito leitura e escrita; utiliza materiais totalmente concretos e manuseáveis; estimula a vida prática laboral, propiciando ao educando a maior independência possível em sua vida adulta; resgata importantes valores pouco trabalhados nos dias atuais: honra, respeito, solidariedade, tão necessários para formação de um bom caráter. Além disso, o método preconiza atividades de vida prática, que ensinam a criança como usar sua vitalidade de forma construtiva e, ao mesmo tempo, cultivam nela uma tendência também construtiva e uma capacidade criativa.
- Educação da Vida
Outro fundamento que constitui a base de nosso trabalho é a chamada Educação da Vida, extraída da Pedagogia da Seicho-No-Ie, criada no século passado pelo japonês Prof. Dr. Masaharu Taniguchi-PhD. Ela estimula a capacidade latente de cada ser. Tal pedagogia foi cuidadosamente adotada devido a sua abrangência, a qual, por não priorizar o lápis e o papel, trabalha não entulhando conhecimentos nos alunos, mas sim extraindo a "genialidade" de cada aluno, partindo da convicção de que todos nós temos inteligência ilimitada e somos capazes de aprender qualquer coisa que queiramos. A linha mestra da Educação da Vida parte de algo muito simples. Todo ser humano tem cinco desejos básicos: Ser amado, Ser reconhecido, Ser elogiado, Ser útil e Ser livre. Satisfeitos esses desejos, o restante vem em conseqüência naturalmente.
- Inclusão
Incluir é Preciso!
A palavra inclusão está na boca de todos. Tem-se falado muito neste termo, porém muitas vezes com certa confusão sobre o seu real sentido.
Muitos entendem por incluir simplesmente colocar as pessoas com deficiência em um ambiente comum, entre tantas outras pessoas ditas normais. Mas em que condições? Eles têm as mesmas possibilidades de todos os outros dentro daquele contexto? Ou ele fica em um canto onde somente outras “pessoas especiais” ficam, como se não pudessem se misturar?
O que deve existir é uma mudança de olhar. Ser diferente é mais que normal, é uma condição humana. Todos somos diferentes. E todos estamos sujeitos a um dia acabarmos por desenvolver qualquer outra deficiência (além das que naturalmente já temos!), mesmo que ela venha com a velhice. Nesse momento como gostaríamos de ser tratados? Em uma salinha separada do mundo? Como pessoas sem capacidades de se relacionar? NÃO...
Uma escola que recebe crianças especiais e que aplica de fato a inclusão, não pode ser vista como um depósito de gente com deficiências diferentes entre si. Incluir é fazer a junção de suas histórias e capacidades, um colaborando com o outro com o que sabe fazer de melhor.
O homem se desenvolve como um todo: corpo, mente e espírito. Portanto somos seres dotados de capacidade de reflexão e por isso aprendemos através de diálogos e exemplos que o mundo de pessoas e coisas nos oferece. Formamos quem nós somos através dessas trocas, e TODOS temos o direito a elas, em todos os lugares, todo o tempo e com todas as pessoas. Indistintamente.
Assim, o aproveitamento das experiências não é o melhor quando as pessoas convivem somente com os ditos “semelhantes”, autistas somente com autistas, síndrome de down com síndrome de down, amarelos com amarelos ou de olhos verdes somente com de olhos verdes. Nesse sentido, costumamos dizer que, se este mundo ainda nos encanta, é por conta de sua maravilhosa DIVERSIDADE...
Sobre a Instituição
As Oficinas
- Artesanato: acontecem semanalmente, com atividades diversificadas, desde pinturas, colagens e trabalhos com materiais reciclados, até costura e crochê àqueles que se interessarem.
- Jardinagem e vida prática: inclui o plantio de mudas e sementes, bem como o cuidado com horta e jardinagem já existentes, além de atividades de culinária e organização do ambiente.
- Esportes: acontecem duas vezes por semana, intercalando entre capoeira, esportes de quadra e campo. Os alunos são divididos em grupos.
- Vivências e auto-conhecimento: acontecem às semanalmente, dividindo também os alunos em grupos. Além de histórias, são utilizados diversos recursos para se gerar reflexões sobre situações do cotidiano, resoluções de conflitos e auto-conhecimento.
- Dança-Terapia: acontecem semanalmente, sendo trabalhados elementos de dança de salão e dança contemporânea, bem como atividades de desenvolvimento corporal e neuropsicomotor (consciência corporal, lateralidade, noção espacial, entre outras). Os alunos também são divididos em grupos.
- Oficinas de alfabetização e apoio escolar: acontecem todos os dias, de acordo com a divisão dos grupos. Utiliza-se do Método Montessori, já citado anteriormente, além de diversas outras atividades atividades que contribuam para a aprendizagem. Também há o suporte nas tarefas da escola que os alunos estudam no período oposto.
- Reunião de famílias: acontecem uma vez por mês, desenvolvida pela equipe técnica, que atua através de temas diversos, orientando e esclarecendo dúvidas em relação a limites, comportamentos, relacionamentos conflituosos em família e outros assuntos que se mostrarem necessários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário